Você está em Home >> Saúde >> Gânglios : Quando se preocupar???

Gânglios : Quando se preocupar???

Mas o que é esse nome difícil e feio ? Os gânglios nada mais são do que as famosas ínguas .

Quem já não teve durante uma infecção de garganta , afta ou outras situações ?

Antes de mais nada preciso falar que elas estão presentes em grandes núcleos do nosso corpo , funcionando como verdadeiros quartéis-generais localizados , de onde serão enviados soldados para o combate de infecções em locais próximos .

Por exemplo : uma situação bem comum na infância é a infecção de garganta , quando a bactéria entra e começa a infecção , o corpo envia soldados para defender o corpo e evitar que a infecção se espalhe ; para isso o local mais próximo é o pescoço , por isso que nessa situação conseguimos perceber umas bolinhas , que muitas vezes causam dor , no pescoço das crianças ( e adultos também) , são as ínguas que incharam para o combate da infecção .

Onde temos esses gânglios ?

Em diversas partes do corpo , mas principalmente no pescoço , axilas e virilhas . Mas podemos encontrar dentro do peito , barriga e outros locais.

Portanto , os Gânglios são elementos importantes do nosso corpo ; que não devem gerar medo na maioria dos casos ; porém existem situações onde devem ser melhor avaliadas pelo médico .

Quando ?

Os gânglios normais tem o tamanho de uma ervilha , são moles , se movem quando mexemos e não provocam dor . Eventualmente , durante um processo de infecção , eles podem aumentar de tamanho , ficarem dolorosos , mas com a melhora do quadro , eles diminuem e voltam ao normal .

Prestar atenção a isso é importante para saber quando há algo errado ; algumas pistas podem ajudar , lembrando a sequência de eventos numa infecção normal : gânglio aumenta , dói , melhora o quadro , para de doer e diminui .

1ª Pista : É o aumento de tamanho no lugar ; um gânglio que aumenta de tamanho sem parar deve ser melhor investigado pelo médico ;

2ª Pista : É a presença de dor intensa junto com esse aumento de tamanho , sem melhora com medidas iniciais (uso de antibiótico para possível infecção , anti-inflamatórios indicado pelo médico) ;

3ª Pista : Associado ao aumento e dor no lugar do gânglio , este fica “preso” no lugar , diferentemente da infecção que mesmo grande e doloroso o gânglio se mexe . Nessa situação o que antes parecia uma ervilha mole , passa a ficar duro como uma pedra ; essa é uma outra situação que deve ser bem avaliada pelo médico .

Cada uma dessas pistas deve ser SEMPRE!!! avaliada pelo médico , em crianças isso se torna mais importante pois nem sempre conseguimos avaliar esses fatores de forma correta em casa .

Fonte: Dr Sergio Perlamagna - Oncologista Pediátrico